quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal na Europa...

Craciun Fericit!

Na Roménia, a quadra de natalícia iniciam-se a 6 de Dezembro (dia de São Nicolau) e prolonga-se ate 7 de Janeiro (dia de São João). Esta época celebra-se com canções, músicas, lendas e costumes. O pinheiro é enfeitado com bombons, velas, papel brilhante, pequenas figuras representando anjos ou o Pai Natal, estrelas e bolas muito coloridas que simbolizam os frutos da árvore da vida e transmitem a ideia da abundância.
Uma das mais importantes tradições romenas são os cantos de Natal. São simples canções, mas sim verdadeiras invocações do espírito natalício. Esses cantos belíssimos são como janelas abertas. Grupos de crianças e de adultos cantam cânticos de Natal com letras e músicas dedicadas ao menino Jesus, e andam, de porta em porta, na esperança que as pessoas ofereçam frutos secos, doces, laranjas ou nozes, dinheiro, etc. O líder do grupo carrega um grande estrela de madeira.
O jantar de Natal é no dia 25 e não na véspera do Natal. No dia antes da grande festa do Natal, os romenos têm também como tradição limpar e lavar a chaminé, colocando as cinzas nas raízes das árvores.
Os pratos típicos baseiam-se em carne de porco e vários tipos de enchidos. A sobremesa costuma ser uma espécie de bolos de noz ou sementes de papoila.



A Moldávia tem as suas tradições muito diferentes, ricas e originais. As mais interessantes são relativas aos feriados de Inverno.
O dia de Natal comemora-se a 7 de Janeiro. Faz-se um jantar diferente, trocando presentes entre as pessoas mais queridas e próximas da família. A árvore de Nata, que simboliza a vida e saúde, também está presente nas casas. Normalmente é uma árvore natural. Na noite do Fim de Ano, reúne-se toda a família e amigos para comemorar a passagem de ano. Nesta noite temos uma tradição especial, onde as crianças andam nas casas das pessoas (vizinhos) a cantar «plugusorul», o canto especial para o Ano Novo, a desejar às pessoas muita saúde e felicidade para o Ano Novo que vem aí, às vezes usando a campainha e, em troca, recebendo doces e dinheiro.
Também temos o Avô Gelo (Mos Craciun) que simboliza o Inverno e a velhice do ano que esta a acabar. É ele que deixa os presentes para todos os membros da família. Há pessoas que se vestem de Avo Gelo. À meia-noite há fogo de artifício e as pessoas brindam ao Ano Novo.
Raramente se monta o presépio. A família senta-se à volta da lareira a ouvir histórias contadas pelos avós. Os pratos servidos a 7 de Janeiro baseiam-se essencialmente na carne e há também muitos doces diferentes dos portugueses, entre eles uma espécie bolos com carne e outros de couve. Outra tradição é a do vinho quente com açúcar e pimenta.



Feliz Navidad

Os espanhóis no Natal acendem fogueiras e saltam sobre elas (dizem que protege de doenças). Esta tradição vem já dos tempos dos solstícios de Inverno.
Faz-se o presépio e há representações de Navidad; enfeitam-se as árvores de natal e acendem-se velas.
Na véspera de Natal vai-se à missa do Galo à meia-noite. A ceia de Natal realiza-se após a missa. É a Nochebuena. É uma festa de família em que se come peru com trufas. Também são servidas aves, marisco, cordeiro assado, caldo de pelotas, etc. Para sobremesa há o famoso tronco de Natal. Junto à árvore, canta-se até de madrugada. Quem trás os presentes são os Reis Magos, no dia 6 de Janeiro, à semelhança de Itália. É feriado nesta data. Nas véspera deste dia as crianças colocam os sapatos nos degraus da entrada de casa.